anuncie AQUI
Nova Ipixuna

Vereador Filho é favorito para prefeito em Nova Ipixuna

Essa primeira pesquisa da Doxa no município de Nova Ipixuna mostra um cenário em que a população está, praticamente, dividida quanto à avaliação do governo da atual prefeita.

09/06/2023 12h53
Por: isaias carlos silva do carmo
Fonte: redação do portal pebas news
Crédito: Redes Sociais
Crédito: Redes Sociais

A cidade de Nova Ipixuna, região sudeste do Pará, com mais de 11 mil eleitores, foi visitado pelos pesquisadores do Instituto Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal.

Foram entrevistados 300 eleitores no período de 5 a 7 de junho de 2023 tanto da zona urbana quanto da rural. Em Nova Ipixuna, a atual prefeita, Dra. Graça já está em segundo mandato, portanto vai indicar seu candidato.

Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.

Avaliação Conceitual do Governo Dra. Graça

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo da prefeita Dra. Graça?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 35,0% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 35,3% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 28,0%.

Aprovação e desaprovação do Governo Dra. Graça

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita Dra. Graça vem governando o município, os números mostram que 47,0% aprovam o seu governo; enquanto 44,0% desaprovam. Outros 9,0% não se manifestaram.

Aprovação e desaprovação dos Governos Helder e Lula

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 76,3% dos eleitores de Nova Ipixuna aprovam o governo de Helder; enquanto 12,7% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 71,0% dos eleitores de Nova Ipixuna. A sua desaprovação é de 19,3%. Outros 9,7% não se manifestaram.

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 73,3%. Quanto aos nomes citados, o pré-candidato Filho vem em primeiro lugar com 11,0%; depois aparece Zezão com 4,7%. Alvarenga é o terceiro colocado, 3,7%. Neide aparece com 3,0%; Everton vem com 2,3%; Dra. Graça, 1,7% e Helder, 0,3%.

Na pesquisa estimulada o vereador Filho se distância dos demais candidatos

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Filho vai para 36,0%. O segundo colocado é Zezão que aparece com 16,0%. Neide vem em terceiro lugar com 11,0%; Everton é o quarto colocado, 6,0%; Helder vem em último lugar com 1,3%. Os votos flutuantes somam 29,6%.

Rejeição dos candidatos a prefeito em Nova Ipixuna

Quando se trata de rejeição, Zezão e Neide aparecem tecnicamente empatados em rejeição, 13,3% e 12,3%, respectivamente. Depois vem Helder e Everton com rejeições iguais, ambos com 6,7%. Filho é o menos rejeitado com 4,3%. Outros 34,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 22,7% não se manifestaram

ANÁLISE:

Essa primeira pesquisa da Doxa no município de Nova Ipixuna mostra um cenário em que a população está, praticamente, dividida quanto à avaliação do governo da atual prefeita. Com isso, ela terá dificuldade para emplacar seu sucessor, uma vez que ela já é reeleita e não pode mais concorrer ao pleito. Evidentemente, que estamos distante da eleição, e muita coisa o governo pode, ainda fazer, para reverter essa avaliação negativa e, com isso, melhorar o desempenho de seu candidato. Diante desse quadro, hoje, aparece bastante competitivo o pré-candidato Filho que mesmo na questão espontânea já vem em primeiro lugar; e quando se estimula ele tem um crescimento espetacular de 25 pontos percentuais. Além disso, Filho aparece com menos rejeição, o que lhe garante que poderá crescer além dos atuais 36%. O jogo só está começando. (Dornélio Silva/Cientista Político da Doxa)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários