anuncie AQUI
CM São Luis - MA

Karla Sarney destaca ala para tratamento de queimados no Maranhão

Na sessão desta segunda-feira (10), a vereadora Karla Sarney (PSD) destacou ação do Governo do Estado, que garantiu ala no Hospital da Ilha, exclus...

10/06/2024 15h30
Por: portal pebas news
Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
>“É algo muito delicado, muito grave e me surpreendeu este número de queimados no nosso estado”, relatou Karla Sarney / Fabrício Cunha
>“É algo muito delicado, muito grave e me surpreendeu este número de queimados no nosso estado”, relatou Karla Sarney / Fabrício Cunha

Na sessão desta segunda-feira (10), a vereadora Karla Sarney (PSD) destacou ação do Governo do Estado, que garantiu ala no Hospital da Ilha, exclusiva para tratamento de queimados. A parlamentar parabenizou a gestão estadual e destacou dados locais destas ocorrências, que alcançam as 20 mil pessoas que sofreram queimaduras graves. Ela considerou um número alarmante e pontuou a disponibilidade da Casa Legislativa para contribuir em ações voltadas a este segmento.

Karla Sarney destacou sessão solene em alusão ao Junho Laranja realizada na última sexta-feira, 7. O evento teve participação da Sociedade Brasileira de Queimados, da Associação Maranhense de Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Maranhão (CREA-MA). “É assunto delicado, que não é muito conversado, mas que afeta a nossa sociedade e precisamos apoiar ações e unir esforços para ajudar os que precisam”, disse a parlamentar.

O Maranhão possui mais de 20 mil pessoas que sofreram queimaduras graves e estes atendimentos eram feitos em hospitais da capital; e causas mais graves, encaminhados para hospital de Goiânia, que é referência nacional nestes tratamentos. Segundo dados da AMASQ, Maranhão tem, por ano, mais de 12 mil pessoas internadas por queimaduras.

“O Governador Carlos Brandão, sensibilizado com essa demanda, criou uma ala específica para atender estes casos, no Hospital da Ilha. Parabenizamos esta iniciativa e coloco esta casa à disposição das entidades para também somarmos com iniciativas que acolham e atendam estas pessoas”, ressaltou a vereadora.

O Hospital da Ilha fica na avenida São Luís Rei de França, Turu e disponibiliza 13 leitos para adultos e seis para crianças, atendendo quem necessita de enxertos de pele e atendimento emergencial. “Agora, dependendo do caso de queimadura, pode ser tratado em São Luís”, reiterou.

Ela destacou ainda, que a Associação Maranhense de Sobreviventes de Queimaduras faz doações itens como a malha compressora usada nos tratamentos, além de intermediar atendimentos com fisioterapeuta, psicólogo, entre outros. A associação também presta orientação e promove ações educativas nas escolas, distribuindo cartilhas para as crianças e jovens.

“Os casos são muito delicados, com medicamentos caros e quando é de grande porte esta queimadura, mexe com o emocional, retira a pessoa da sua vida cotidiana, da escola, do ambiente de trabalho. É algo muito delicado, muito grave e me surpreendeu este número de queimados no nosso estado. Devemos ter muito cuidado com as crianças, que por um descuido, podem ser vítimas de queimaduras graves. A Câmara de Vereadores está disponível para apoiar esta causa”, concluiu Karla Sarney.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários