anuncie AQUI
Parauapebas - PA

Programa Dignidade Menstrual – Como Acessar Absorventes Gratuitos

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do governo brasileiro que visa combater a pobreza menstrual, fornecendo absorventes gratuitos para ...

10/06/2024 11h57
Por: portal pebas news
Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do governo brasileiro que visa combater a pobreza menstrual, fornecendo absorventes gratuitos para pessoas que menstruam e estão em situação de vulnerabilidade social. O programa, que é viabilizado por meio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, foi lançado em resposta à crescente conscientização sobre os desafios enfrentados por muitas mulheres e meninas que não têm acesso a produtos de higiene menstrual adequados.

O principal objetivo é garantir que todas as pessoas que menstruam possam manter uma higiene adequada, prevenindo problemas de saúde e evitando a falta de frequência escolar e laboral devido à falta de produtos de higiene menstrual. Além disso, o programa busca promover a conscientização sobre a menstruação como uma questão de saúde pública e direitos humanos.

Os absorventes são distribuídos gratuitamente em farmácias credenciadas em nosso município. Ele é destinado principalmente a estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de rua, mulheres privadas de liberdade e outras pessoas em condições de vulnerabilidade econômica.

Como se cadastrar:

Para ter acesso aos absorventes gratuitos, as pessoas interessadas devem seguir os seguintes passos:

1. Verifique a elegibilidade:O programa é destinado a indivíduos em situação de vulnerabilidade social, como estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de rua, mulheres privadas de liberdade, e outras pessoas em condições de baixa renda.

Verifique se você se enquadra em um desses grupos.

2. Documentos necessários:Certifique-se de ter em mãos documentos de identificação (RG ou CPF) e, se for estudante, algum comprovante de matrícula na rede pública de ensino.

3. Como gerar o documento de autorização:

A emissão de autorização para retirada de absorventes será feita exclusivamente por meio do Meu SUS Digital. Para isso, deve-se acessar o site ou o aplicativo e acionar o Programa Dignidade Menstrual, clicando no campo “Emitir Autorização”.

Esse documento deverá ser apresentado na farmácia escolhida dentro do aplicativo, em formato impresso ou digital, e terá validade de 180 dias.

O acesso ao Meu SUS Digital pode ser feito através de computador ou smartphone. Se você não possui acesso a uma dessas ferramentas, peça ajuda de familiares e amigos ou órgãos públicos da assistência social ou saúde.

Texto: Luciana Queiroz

Prefeitura de Parauapebas
Assessoria de Comunicação

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários