anuncie AQUI
SEMANA DO MEIO...

Corrida e caminhada do Junho Verde mobiliza público em prol do meio ambiente

Mais de 500 pessoas participaram do evento, que arrecadou meia tonelada de alimentos para animais silvestres

08/06/2024 15h15
Por: portal pebas news
Fonte: Secom Pará
Crédito: Daniel Lima / Ascom Semas
Crédito: Daniel Lima / Ascom Semas

A Corrida e Caminhada do Meio Ambiente de 2024, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) neste sábado, 8, realizada no Parque do Utinga, em Belém, contou com a presença de mais de 500 participantes. O evento faz parte da programação do "Junho Verde", mês dedicado ao meio ambiente.

"Estamos muito felizes em promover a terceira edição da corrida e caminhada do meio ambiente, que já é um evento que chegou para ficar e agregar mais gente sempre. Tivemos aqui mais de 500 inscrições, sejam servidores públicos e o público. O evento é um sucesso, é animado, as pessoas se divertem e ainda chama atenção para a nossa pauta, sendo a agenda ambiental e climática e é importante que cada vez mais a gente conscientize as pessoas e as chame para nossa causa", destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.

A programação faz parte da campanha de arrecadação de gêneros alimentícios para animais silvestres. As inscrições para a corrida foram feitas mediante doação de R$ 50 em alimentos para animais silvestres, com apresentação do comprovante da compra. Meia tonelada de alimentos foi arrecadada.

Os produtos arrecadados serão doados aos mantenedores parceiros da Semas, que efetuam os cuidados veterinários e tratam os animais até a posterior soltura.

"A campanha de doação de ração é vital para a proteção e nutrição da fauna silvestre local. A doação é uma forma de envolver a comunidade na proteção dos animais silvestres, sendo parte integral de nosso ecossistema", complementa o titular da Semas.

Prêmios -A corrida teve 16 premiações no total. Três em cada categoria, masculino e feminino, além de quatro na categoria PCD. Os premiados receberam bicicletas e tênis de corrida, além de medalhas produzidas a partir de resíduos reutilizados. As demais premiações foram destinadas aos servidores.

Pedro Paixão, vencedor da corrida na categoria masculino, destaca o quanto a corrida é importante. "Para mim significa tudo, porque ao praticar esse esporte a gente tá ganhando saúde e essa corrida, por ser do meio ambiente, ela é um incentivo para a gente poder cuidar da natureza. Essa é a minha segunda participação e a minha segunda vitória. Parabenizo a organização do evento pelo incentivo a essa atividade que só faz bem para nossa saúde", disse.

Cilane Santos, professora de Educação Física que participou do evento pela primeira vez, relacionou o cuidado com o Meio Ambiente e a saúde. "É muito importante a promoção deste evento relacionado ao meio ambiente. Aqui temos a junção perfeita, porque quando a gente cuida do meio ambiente, a gente cuida não só da nossa saúde, mas de toda a comunidade e eventos como esse são muito importantes e fazem todo o sentido nessa lógica", destacou.

Dança, distribuição de brindes e a comercialização de itens sustentáveis fizeram parte da programação. Uma feira de produtos da agricultura familiar foi instalada para favorecer a comercialização de itens ecológicos e a geração de renda.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários