anuncie AQUI
Maranhão

Governo promove Dia “D” de Vacinação contra HPV no Maranhão

O público é formado por meninas e meninos entre 9 e 14 anos. O esquema vacinal será em dose única.

07/06/2024 20h16
Por: portal pebas news
Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Zé Gotinha marcou presença no Dia “D” de Vacinação contra HPV nas escolas estaduais e municipais do estado. A abertura da ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta sexta-feira (7), no Centro Educa Mais Dom Ungarelli, em Pinheiro. O público são meninas e meninos entre 9 e 14 anos. O esquema vacinal será em dose única. 

Atualmente, o Maranhão possui 23,04% de do sexo masculino imunizado contra o HPV e 42,55% do sexo feminino. Os dados foram contabilizados até o dia 31 de março de 2024. “O Governo do Estado tem o compromisso de cuidar da saúde dos maranhenses em todos os ciclos de vida.  O HPV é fator de risco para câncer de pênis em meninos, assim como também do câncer de colo de útero em meninas”, alertou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro. 

Durante a programação, os estudantes participaram de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Dia “D” faz parte da Campanha de Imunização Contra HPV para Crianças e Adolescentes nas Escolas Estaduais e Municipais do Maranhão, como forma de reforçar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes. A ação contou com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE). 

O coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Jadilson Neto, reforçou a importância da mobilização e ações de prevenção sobre o HPV. “Hoje nós temos 1,5 milhão crianças e adolescentes pactuadas no PSE. Com a imunização, nós aproveitamos para atualizar a caderneta de vacinação e a realização de oficinas de prevenção às ISTs, com as coordenações de imunização de cada município”, explicou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários