anuncie AQUI
SAÚDE

Estado entrega novo Serviço de Ambulatório Médico do HC, referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria

Com 25 novos consultórios, em uma área total de 1.600m², o novo prédio está totalmente climatizado, oferecendo mais humanidade e conforto para usuá...

07/06/2024 18h16
Por: portal pebas news
Fonte: Secom Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Ampliação estrutural e mais conforto foram as prioridades para as obras de readequação do espaço que vai funcionar o novo Serviço de Ambulatório Médico da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. O prédio, inaugurado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira, 7, foi modificado conforme as legislações vigentes para um atendimento mais humanizado e seguro aos pacientes.

O governador do Estado, Helder Barbalho, conheceu as novas instalações do HC, que atenderá, em média, 200 pacientes diariamente. "Estamos avançando com os serviços promovidos pelo Hospital de Clínicas, hospital de referência, e a partir desta estrutura, 25 gabinetes médicos estarão a serviço para as especialidades serem realizadas em favor da população. Estamos falando de especialidades como psiquiatria, clínica médica, psicologia, cardiologia, dentre outras especialidades que são realizadas e com esta estrutura, aqueles que estiverem aqui estarão num melhor ambiente. Tanto aqueles que trabalham quanto aqueles que estarão aqui para receberem os serviços de medicina de qualidade do Hospital de Clínicas", comentou.

O Serviço de Ambulatório funcionava, há mais de 20 anos, no andar térreo do Hospital de Clínicas. Com a necessidade de oferecer um melhor ambiente para o atendimento dos usuários, como ampliação do número de consultórios, climatização e mais espaço para acomodar os cerca de 200 usuários atendidos diariamente, o HC viu a necessidade de ampliar os serviços prestados no local.

"Estamos muito felizes porque o Hospital de Clínicas cumpre mais uma etapa. Com isso, vamos ampliar de 17 para 25 consultórios, então serão mais asas abertas ao público, mais especialidades que terão aqui, melhor condições de dignidade e tratamento. As diversas especialidades: cirurgia cardiologia, cardiologia infantil, psiquiatria, nefrologia, todos serão muito bem acolhidos. Fizemos espaços especiais de acolhimento tanto para adulto quanto para as crianças que vão ganhar uma brinquedoteca para ficar na espera. Tudo o que a medicina pode ofertar de melhor, será ofertado pelo Governo do Estado", explicou a presidente do HC, Heloisa Guimarães.

A obra do novo prédio incluiu a ampliação da recepção e sala de espera, climatização em todos os espaços, além de novas salas de atendimento, exames, laboratório e outros serviços. Cerca de 80 funcionários atuaram nos trabalhos.

Com a mudança de endereço, o espaço onde funcionava o Serviço de Ambulatório dará espaço para ampliação de novos leitos e servidos da instituição.

A secretaria de saúde Ivete Vaz destacou a importância desta entrega e os investimentos do Estado na saúde. "O HC precisava ampliar esse ambulatório, porque lá não tinha mais condição, porque nós somos a única referência em cardiologia. Está de parabéns toda a equipe que se empenhou. Já entregamos o novo Pronto-Socorro e mais esse serviço. No segundo semestre vamos entregar o Hospital da Mulher, então a Região Metropolitana de Belém será contemplada com grandes serviços", destacou.

Atendimento -A nova unidade continuará atendendo pacientes de alta do HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia e da emergência psiquiátrica, além de encaminhamentos pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Mônica Rebelo, servidora do HC há mais de 20 anos e atual coordenadora do Serviço de Ambulatório Médico, explica que a entrega representa uma ampliação dos serviços e da qualidade tanto aos usuários quanto aos servidores. "Foi ampliado o número de consultórios de 19 para 25, aumentou o número de atendimentos dentro da cardiologia, da nefrologia e da psiquiatria. A gente teve um ganho maravilhoso tanto de espaço físico quanto de ambiência para os usuários na parte da humanização, que todos nós merecemos: em especial os usuários e o servidores também. Os usuários vão ficar encantados, eu já estou na expectativa de abrir aos nossos clientes para que eles vejam o tanto de carinho com que a gente organiza isso daqui, fazendo todos os espaços pensando neles", comemorou.

Humanização -Com um espaço dedicado ao voluntariado e uma sala de espera lúdica para as crianças da psiquiatria, a instituição proporcionará um atendimento mais humanizado e adequado a todos os pacientes.

“A gente se sente valorizado enquanto servidor porque esse espaço traz dignidade para a gente no atendimento e, acima de tudo, mais importante, acolhimento para o nosso usuário. Eles vão ter humanização no seu atendimento”, pontuou a servidora Joelma Maia.

Nathalia Freitas, coordenadora da Engenharia Predial e Arquitetura, explicou que as mudanças visaram principalmente mais humanização ao usuário. “Dentro dessa adaptação a gente trabalhou com a construção de salas de espera com ambientes humanizados, ambientes confortáveis para às crianças, com atendimento para a psiquiatria, todo um ambiente climatizado, conforme as legislações vigentes. O prédio está dividido em três pavimentos, com aproximadamente 1.600m2 de área construída, nós possuímos um pequeno estacionamento com acesso para ambulâncias para aqueles pacientes que vem de fora de Belém e dentro do prédio temos um ambiente totalmente climatizado, informatizado, com banheiros adaptados para PCD e elevador disponível”, detalhou.

SERVIÇO:
O novo Serviço de Ambulatório Médico do HC funcionará na Av. Rômulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo. O início dos atendimentos está previsto para o próximo dia 12.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários