anuncie AQUI
Maranhão

SES promove ação do programa Cuidar de Todos Oftalmo e beneficia moradores da Cidade Operária e região

A ação da Secretaria de Estado da Saúde foi realizada, nesta sexta-feira (7), no Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), na Cidade O...

07/06/2024 17h47
Por: portal pebas news
Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Dinaí Furtado, de 30 anos, é moradora da Vila São Luís e foi uma das beneficiadas com o programa Cuidar de Todos Oftalmo. A ação da Secretaria de Estado da Saúde foi realizada, nesta sexta-feira (7), no Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), na Cidade Operária. 

Esta é uma ação que possibilitou a consulta oftalmológica e o encaminhamento para cirurgia de pterígio. "Eu uso óculos desde os 24 anos e sou do interior. Graças a esse programa eu vou conseguir fazer minha cirurgia, depois de tanto tempo. Para mim isso aqui é sinônimo de qualidade de vida, porque em outro momento eu não poderia estar custeando. E eu estou muito feliz por isso", disse Dinaí Furtado. 

O programa Cuidar de Todos Oftalmo é uma estratégia do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Seu objetivo é facilitar o acesso a atendimentos oftalmológicos, especialmente de pessoas que sofrem de baixa visão, lesões ou distúrbios oculares, incluindo os diagnosticados com catarata e pterígio.

"Há pouco dias realizamos o 1º Congresso Cuidar de Todos – “Municipalismo Forte da Gestão do SUS” e reunimos mais de 2 mil participantes. Pudemos ver de perto as experiências realizadas e, também, o que acontece nos municípios. O Cuidar de Todos é uma iniciativa estruturada e resolutiva, o que possibilita a celeridade do atendimento à população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Cerca de 600 pessoas previamente tríadas foram assistidas na ação. Após identificação, os beneficiados eram direcionados para exame de dilatação da pupila, consulta com oftalmologista para observação da retina e por fim consulta com oftalmologista para confecção de óculos aos que não recebiam indicativo cirúrgico. 

Ângela Patrícia dos Santos, de 45 anos, mora no bairro São Cristóvão 2. "Uma ação como essa representa muita coisa, porque quando a gente tem dinheiro precisamos priorizar muita coisa e às vezes nos esquecemos de cuidar de nós mesmos. No meu caso, estou há quase dois anos precisando trocar os óculos. Então eu sou grata a Deus por essa oportunidade". 

O profissional liberal Antônio Dimas Lima, de 48 anos, é morador da Cidade Olímpica, passou por todo o fluxo de atendimento e ainda pode escolher seus óculos novos. "A gente sabe que tirar óculos, consultas, tudo muito é custoso. Portanto é essencial para nós que estamos precisando, nós sabemos da dificuldade e tendo isso tudo num lugar só, é excelente", afirmou. A ação do programa Cuidar de Todos Oftalmo no CESJO Cidade Operária foi realizada pela SES com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Duarte Junior.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários