anuncie AQUI
Parauapebas

Secretário de Saúde se manifesta sobre matéria tendenciosa e faz esclarecimentos a população

O secretário ainda citou uma série de melhorias desde que assumiu a frente da secretaria em agosto de 2023

20/04/2024 19h21Atualizado há 2 meses
Por: portal pebas news
Fonte: Redação
Crédito redes sociais
Crédito redes sociais

Na tarde deste sábado, 20, um veículo de comunicação de Parauapebas divulgou que o Secretário de Saúde, Alan Palha estaria sendo processado por um membro do Conselho Municipal de Saúde, pelas últimas mortes ocorridas à pacientes do Hospital Geral de Parauapebas, que de acordo com o susposto membro do Conselho, poderiam ser evitadas. 

O veículo de comunicação O Carajás Oficial ainda supôs que a Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc) estaria embolsando aproximadamente 15 milhões de reais por mês, dos cofres públicos que o Secretário gastaria uma quantia de 320 milhões desde que assumiu o cargo de Secretário, mas sem provas concretas que confirmem tudo isto. 

A partir disto, a equipe do Portal Pebas News entrou em contato com o Secretário Alan Palha que ficou suspreso com a situação mas que existe um processo vigente. O secretário ainda citou uma série de melhorias desde que assumiu a frente da secretaria em agosto de 2023  vistos abaixo:

Inaugurou as novas instalações da Clínica de Nefrologia de Parauapebas (CNP). Um espaço credenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para cuidar de 150 pacientes. 


Realizou uma nova Manutenção na rede elétrica neste sábado (20)


Entregou 5 Unidades de saúde reformadas. Reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), 2.500 em cirurgias seletivas ,2 mil de ultrassonografias mensalmente,:Atenção Básica de Saúde, Aumento de 4 mil consultas para 8 mil consultas

Assinou o 2º TAC e já foram entregues 255 centrais de ar novos para serem instalados 

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é um instrumento regulamentado pela Instrução Normativa nº 4, de 21 de fevereiro de 2020, passível de ser celebrado pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, nos casos de infração disciplinar de menor potencial ofensivo, desde que atendidos os requisitos previstos no referido normativo.  

Por meio do TAC, o agente público interessado se responsabiliza pelo ressarcimento do dano causado e se compromete a observar os deveres e proibições previstos na legislação vigente.

O secretário também ressaltou que mesmo em meio a todos esses avanços, vem cumprindo pagamentos de acordos feito pela antiga gestão. 

Além disto, nos últimos dias, o Secretário Alan Palha soltou uma nota de esclarescimento em relação as mortes nos últimos meses no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) 

 Nota de Esclarecimento 

O Hospital Geral de Parauapebas (HGP) lamenta profundamente a morte do paciente de nove anos, que estava internado desde o último dia 05, aguardando transferência para um hospital de referência. 

A criança, que foi trazida pelo Corpo de Bombeiros, devido bronco aspiração de corpo estranho (moeda/brinquedo), foi internada de imediato na sala vermelha do Pronto Socorro e, devido saturação baixa, foi procedido com intubação orotraqueal e encaminhado para UCI Neonatal estável e  mantido sob os cuidados intensivos da equipe. Também foi solicitado de imediato a transferência para uma unidade de referência em broncoscopia.

Desde a admissão do paciente, a conduta do hospital foi com cuidados intensivos, exames e solicitação de transferência Durante todo o período em que a criança estava no HGP, permaneceu estável. No dia 09/04 a transferência foi liberada para o hospital de Redenção e o menor foi encaminhado estável (apesar da gravidade), lamentavelmente, a criança não resistiu no trajeto Neste momento de dor e pesar, rogamos a Deus para que conforte seus familiares e amigos

E a abertura de investigação pela Comissão de Investigação e Prevenção de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais – CIPOMIF, dos óbitos ocorridos nos últimos 30 dias nas dependências do Hospital Geral de Parauapebas-HGP.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários